Agenda & News
Social Research Call 2025 (SRC 2025) | 07 Janeiro 2025 - 22 Janeiro 2025
O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” lança um concurso aberto e competitivo para apoiar projetos de investigação social inovadores de excelência. As candidaturas devem gerar novo conhecimento capaz de alargar a nossa compreensão dos maiores desafios da sociedade atual, com recurso a métodos quantitativos.
O processo de candidatura está estruturado em duas fases.
Período de apresentação de propostas: 7 a 22 de Janeiro de 2025.
OBJETIVOS
-
O presente concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes
-
Os projetos devem ser focados em Espanha e/ou Portugal.
APOIOS
-
Até 115.000 € por projeto, com um prazo máximo de 24 meses.
A QUEM SE DESTINA?
O concurso está aberto a investigadores que possuam um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas indicada das Regras para Participação (isto é, antes do dia 22 de janeiro de 2023).
O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos: universidades públicas ou privadas, ou centros de investigação com sede em Espanha, ou Portugal.
DATAS PRINCIPAIS
Fase 1 - Apresentação das candidaturas (short proposals)
-
Abertura do prazo de apresentação de candidaturas resumo: 7 de janeiro de 2025
-
Prazo-limite para apresentação de candidaturas resumo: 22 de janeiro de 2025, às 13:00 CET
-
Avaliação das candidaturas resumo: fevereiro–março de 2025
Fase 2 - Candidaturas pré-selecionadas (full proposals)
-
Abertura do prazo de apresentação de candidaturas completas: março de 2025
-
Prazo-limite para apresentação de candidaturas completas: 23 de abril de 2025, às 13:00 CET
-
Fase de avaliação 2.1: maio de 2025
-
Fase de avaliação 2.2 (entrevistas): 18-19 de junho de 2025
-
Anúncio dos projetos selecionados: julho de 2025
PROCESSO DE CANDIDATURA
-
A apresentação de candidaturas está estruturada de forma incremental, em duas fases. Os candidatos deverão submeter, em primeiro lugar, uma candidatura resumo de 3 páginas descrevendo a ideia do projeto de investigação e o desafio social a que responde, destacando os seus aspetos originais e inovadores.
-
Os candidatos com candidaturas resumo bem-sucedidas serão convidados a apresentar uma candidatura completa de até 15 páginas contendo informação detalhada sobre o projeto e a metodologia. Nesta fase, será também pedido aos candidatos que submetam um breve documento descritivo da sua experiência em investigação e experiência nos setores social e público (1 página cada uma).
-
Tanto as versões das candidaturas (resumo e completa) como a documentação exigida deverão ser redigidas em inglês. A informação sobre este programa está exclusivamente disponível em inglês.